soluções saudáveis para o seu dia-a-dia.

Como devo higienizar minhas frutas?

26/08/15

Frutas são alimentos frescos que, assim como qualquer outro, precisam ser corretamente higienizadas antes de serem consumidas, especialmente se você pretende ingeri-las com a casca. A higienização desses alimentos ajuda a remover boa parte dos microorganismos que se encontram na sua superfície, evitando a deterioração de sua polpa e nutrientes, como também é responsável por terminar de retirar os resíduos que contaminam a casca.

Muitas pessoas, entretanto, não sabem como proceder para realizar uma limpeza correta e segura desses produtos. Por isso preparamos dicas de como higienizar suas frutas corretamente, e consumi-las sem se preocupar com os riscos de contaminação que podem estar relacionados com produtos frescos que não foram corretamente sanitizados. Confira!

Lave cascas que serão removidas 

Algumas frutas, como a laranja, o limão e o abacaxi, apresentam uma casca resistente no seu exterior, que precisa ser removida antes do consumo do alimento. A higienização desses alimentos com produtos e fórmulas específicas é considerada desnecessária, entretanto, é interessante lavar essas cascas em água corrente, para evitar que elas contaminem outros produtos que serão consumidos por completo, especialmente se são guardados em um mesmo local na sua cozinha.

Use sanitizantes à base de cloro e não vinagre

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o vinagre não é a melhor solução para ajudar a higienizar os produtos frescos da sua cozinha. Frutas e verduras devem sempre ser sanitizadas com soluções preparadas à base de cloro, já que o vinagre não apresenta o mesmo poder bactericida desse composto químico. 

Dessa maneira, dois tipos de higienização são possíveis de serem realizadas para suas frutas: com produtos sanitizantes industrializados, elaborados com hipoclorito de sódio, ou com uma mistura caseira de água sanitária.

Higienizando frutas com sanitizante industrializado

Os produtos sanitizantes industrializados podem ser encontrados nos grandes supermercados e farmácias. Apesar de ser considerado um produto mais caro, seu uso é muito simples e garante conforto e segurança na hora de consumir os alimentos frescos. 

Inicialmente é necessário separar um recipiente com um litro de água e misturar um volume determinado do sanitizante com o líquido, de acordo com a recomendação do fabricante. As frutas são deixadas de molho no recipiente por, aproximadamente, 15 minutos, e depois higienizadas em água pura, para serem consumidas imediatamente.

Higienizando frutas com água sanitária

O preparo do sanitizante caseiro com água sanitária é uma ótima alternativa para quem não conta com o produto industrializado. Nesse caso é preciso adicionar uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água, para formular a mistura na dosagem correta. Depois basta deixar as frutas de molho no recipiente por 15 minutos e finalizar o preparo higienizando os alimentos em um jato de água pura, para remover o excesso do produto químico.

Após essa higienização caseira, é possível consumir suas frutas tranquilamente.

A sanitização remove os microorganismos, mas não os agrotóxicos

Recomenda-se a realização da higienização antes de consumir as frutas para minimizar os riscos de contaminação com compostos biológicos que podem colocar em risco a saúde. Bactérias, fungos e outros microorganismos são facilmente removidos por esses processos de limpeza.

Entretanto, o uso de sanitizantes não garante a remoção de agrotóxicos que ficaram retidos na casca ou na polpa do alimento. Por esse motivo, sempre que possível, prefira consumir frutas que tem origem conhecida e segura, para evitar adquirir alimentos que podem resultar em quadros desconfortáveis de intoxicação.

Como você higieniza suas frutas antes de consumi-las? Conhecia esses métodos para garantir a segurança alimentar dos seus produtos? Deixe seu comentário!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Rua Aurélia, 1901 - Vila Romana / São Paulo - Fone: 11 2925 8350