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Você sabia que a fruta é o melhor alimento para o seu lanche?

01/07/15

Ficar horas trabalhando ou até deixar de comer pensando em emagrecer é um erro muito frequente. O melhor para a saúde é não deixar a barriga vazia por tanto tempo e a cada 3 horas fazer um lanchinho. Para que isso seja possível, o ideal é fazer um lanche entre o café da manhã e o almoço e entre o almoço e a janta. Algumas pessoas acabam também comendo algo leve antes de dormir, na ceia. Mas como escolher o melhor alimento para esses intervalos entre as refeições?

O que comer na hora do lanche?

O lanche entre as refeições é essencial, mas é preciso escolher bem o que vai comer. Um pedaço de chocolate pode até ser muito gostoso, mas deve ser consumido como sobremesa e nunca como lanche. O mesmo vale para a bolacha, que mesmo prática é muito calórica, contém bastante gordura e não faz bem.

Assim, é necessário ingerir algo nutritivo, saboroso e prático e as frutas se encaixam em todos esses requisitos. Elas são a escolha ideal, pois são ricas em nutrientes, vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que ajudam o intestino a funcionar bem.

As fibras também aumentam a sensação de saciedade e fazem com que você não sinta tanta fome.

Como variar o cardápio com as frutas?

Para variar os lanchinhos durante o dia, em uma porção de frutas frescas você pode colocar aveia, para aumentar a quantidade de fibras consumidas. Gergelim e linhaça também são ótimas opções e podem ser adicionadas sobre qualquer fruta.

Outra maneira de deixar o lanche saboroso é misturando as frutas da época picadas em pequenos pedaços com um iogurte natural. Fica saboroso, refrescante e dá ao organismo nutrientes importantes para o seu funcionamento. O iogurte é rico em proteína e ajuda a inibir a fome e a compulsão por doces.

Castanhas e nozes também são indicadas em uma alimentação saudável e podem ser adicionadas às frutas, quando trituradas. Elas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e saciam a fome.

Enquanto os pães e salgados têm como base a farinha, possuem ainda sal, gordura e açúcar, que fazem mal à saúde quando consumidos em excesso, as frutas são leves, nutritivas e importantes para o organismo.

Os benefícios de cada fruta

  • Abacate: rico em ômega 9, ajuda a controlar o colesterol.
  • Açaí: possui antioxidantes como a antocianina que atua no combate aos radicais livres. É também fonte de ômega 9 e de energia.
  • Abacaxi: tem uma enzima que ajuda na digestão chamada de bromelina. Possui também efeito diurético, colaborando para combater a retenção de líquido.
  • Maçã: tem pectina, que auxilia na redução do colesterol, da glicose. Possui propriedade adstringente que é benéfica para a garganta e cordas vocais.
  • Mamão: a papaína, uma enzima presente no mamão, melhora a digestão e ajuda no melhor funcionamento intestinal. Essa fruta tem também betacaroteno, que ajuda no bronzeamento da pele.
  • Morango: possui antioxidante que retarda o envelhecimento. Tem muita vitamina C e aumenta a imunidade.

Viu quantas propriedades interessantes as frutas podem trazer para o seu dia a dia? Por isso, elas são a melhor escolha para o seu lanche.

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