soluções saudáveis para o seu dia-a-dia.

Tomar suco altera o valor nutricional das frutas?

15/07/15

Você não tem o hábito de consumir frutas frescas no seu dia a dia? Uma solução procurada por quem não aprecia o sabor ou a textura de algumas frutas é adicionar à rotina alimentar alguns copos de suco natural ao longo do dia. Essa troca, entretanto, tem sido apontada como não tão vantajosa no ponto de vista nutricional, quando comparada com o consumo da fruta em sua forma natural.

Ficou curioso em saber se essa substituição pode alterar o valor nutricional de sua dieta? Confira no posto de hoje os benefícios e as desvantagens de consumir um copo de suco ao invés de uma porção de frutas.

Fruta in natura x Suco natural

Ao analisar os sucos naturais e a porção de fruta in natura, podemos observar algumas pequenas diferenças que podem afetar esses alimentos, no ponto de vista nutricional.

Sucos naturais, geralmente, são preparados com grandes porções de uma única fruta (ou um mix delas), podendo aumentar a concentração de vitaminas e minerais no consumo de um copo, mas geralmente contam com a adição de açúcar para deixar seu sabor mais adocicado – hábito que pode elevar o valor calórico da preparação e aumentar a ingestão de carboidratos simples e que são prejudiciais para a saúde. O consumo dos sucos naturais também apresenta outra particularidade importante: eles sempre devem ser consumidos imediatamente após o preparo, já que a exposição ao ambiente pode aumentar a perda de vitaminas e minerais, diminuindo o valor nutricional.

As frutas, por sua vez, apesar de apresentarem menor concentração de nutrientes em uma única porção, quando comparadas com um copo de suco natural, não têm a sacarose adicionada à sua composição, característica que confere o valor calórico reduzido nesses alimentos. As cascas, presentes nas frutas até o momento de seu consumo, também ajudam a minimizar as perdas de vitaminas e minerais desses alimentos para o ambiente, podendo garantir um valor nutricional mais elevado.

Valorizando o seu suco 

Apesar das diferenças nutricionais discretas entre um copo de suco natural e uma porção de frutas frescas, muitas pessoas ainda preferem os sucos. É possível deixa-lo mais saudável tomando alguns pequenos cuidados durante o seu preparo, que podem ajudar a valorizar a composição nutricional da bebida:

  • Prepare sucos de fruta sem água, para não diluir a concentração de vitaminas e minerais;
  • Evite o uso de açúcar e prefira frutas mais maduras para preparar bebidas mais adocicadas;
  • Consuma seu copo de suco logo após o preparo, para aproveitar o máximo de sua composição nutricional.

Não deixe de lado o consumo de frutas

O consumo de sucos naturais preparados com os cuidados apresentados acima podem ajudar a aumentar, significativamente, o valor nutricional de uma refeição. Essas características, entretanto, não significam que você deve ignorar completamente o consumo de frutas frescas na sua rotina alimentar. Sempre que possível, o consumo de frutas deve ser valorizado para garantir a ingestão de outros compostos que, frequentemente, não estão presentes nos copos de suco, como as fibras alimentares, que são encontradas nas cascas desses alimentos.

Se você tem dificuldade de adicionar as frutas frescas à sua rotina, que tal contar com a ajuda de um nutricionista para reeducar seus hábitos alimentares e aprender estratégias para se adaptar ao sabor desses alimentos nas suas refeições? Essa pode ser uma boa alternativa para que você possa usufruir dos benefícios das frutas e de seus sucos naturais no seu dia a dia, equilibrando as duas formas de consumo desses alimentos. 

Em resumo, os sucos de fruta naturais podem sim apresentar algumas alterações no valor nutricional quando comparados com as frutas frescas, porém algumas vantagens do seu consumo também podem ser aproveitadas em uma alimentação balanceada. Aprender a consumir os dois tipos de alimentos é a melhor maneira de usufruir dos benefícios dessas apresentações.

Frutas e a praticidade

Outra boa forma de driblar a correria do cotidiano e ainda garantir uma alimentação saudável é contar com empresas especializadas que oferecem frutas higienizadas e outras opções saudáveis para aquelas horas que você está trabalhando e não teve tempo de ir ao mercado, ou simplesmente busca por praticidade. Todas as opções são válidas para que você mantenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes

Você tem o hábito de consumir sucos naturais ou frutas frescas? Ou consegue equilibrar os dois na sua rotina? Deixe seu comentário! Conte para a gente!

 

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Rua Aurélia, 1901 - Vila Romana / São Paulo - Fone: 11 2925 8350