soluções saudáveis para o seu dia-a-dia.

Qualidade de vida no trabalho

17/09/12

O povo brasileiro é um dos mais trabalhadores no mundo, com muitas horas de trabalho em sua carga horária, mas nem por isso deixa de ter qualidade de vida. Um dos principais fatores que tem contribuído para a melhora da qualidade de vida do brasileiro no trabalho é a mudança na postura das empresas, que perceberam que investir no bem estar e na valorização de seus funcionários tem refletido diretamente no aumento dos resultados.

Programas de acompanhamento alimentar, incentivo à prática de exercícios físicos e prevenção de doenças tem feito o índice de qualidade de vida no trabalho do Brasil disparar. Em uma pesquisa da Regus, o índice de qualidade de vida saltou de 45, em 2010, para 151, em 2012, e hoje o país ocupa a segunda posição no ranking de países que mais crescem em qualidade de vida no trabalho.

Adotar programas de reeducação alimentar nas empresas ajuda a prevenir doenças, diminuindo o custeio com licenças médicas, indenizações e afastamento por faltas.

Em empresas como a Coelce, distribuidora de energia cearense, a prática deu tão certo que até um setor de qualidade de vida foi criado, e hoje as pesquisas de clima laboral indicam 88% de satisfação: “esse é o principal ganho, porque você sente o ambiente saudável. O colaborador que trabalha saudável e satisfeito traz isso para a empresa. E isso não tem que ser uma ação pontual, tem fazer parte da estratégia da empresa. É o papel dela” diz Daniele Luz, coordenadora de comunicação da Coelce.

O melhor é que o resultado desse tipo de programa quase sempre compensa o custo de implementação no médio a longo prazo, e tem colocado o papel do profissional de RH em foco.

Quais atitudes você acha que contribuem para melhorar o clima na empresa e que sejam viáveis de ser adotadas?

Fonte: Jornal O Povo

Maná FrutasSaúde para sua empresa

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Rua Aurélia, 1901 - Vila Romana / São Paulo - Fone: 11 2925 8350