soluções saudáveis para o seu dia-a-dia.

Como melhorar os hábitos alimentares no ambiente de trabalho?

08/07/15

A saúde do colaborador deve ser uma preocupação em qualquer organização. Para isso, não adianta apenas oferecer um bom plano de saúde, é necessário ir além e ficar atento ao dia a dia dentro da empresa. Práticas saudáveis na rotina laboral colaboram com a prevenção do cansaço, fraqueza, sono e da falta de concentração durante o expediente.

Elas também proporcionam maior bem-estar, melhoram o humor, a autoestima e deixam o funcionário mais disposto para exercer o seu trabalho. Dentre os hábitos de saúde que devem ser adotados e incentivados dentro de uma empresa está a alimentação saudável. A sua empresa está atenta a isso?

Como melhorar os hábitos alimentares no ambiente de trabalho?

Aproximadamente 13% das mortes que ocorrem no Brasil são causadas pelo sedentarismo, afirma pesquisa publicada pela revista médica Lancet. Dados do Ministério da Saúde apontam que 64% dos brasileiros estão com excesso de peso, e que o sedentarismo é um dos principais fatores por trás de doenças cardíacas. Além disso, esse excesso de peso predispõe à diabetes tipo 2, câncer de mama e de cólon.

Isso, aliado a uma alimentação não balanceada, rica em gorduras, conservantes, açúcares e corantes, que é o que as bolachas, pães e alimentos industrializados oferecem, aumenta o risco de doenças e de mortalidade.

O problema é que, pensando em praticidade e para voltar logo ao trabalho, muitas pessoas recorrem a esses lanches rápidos nos minutinhos do café durante o expediente, ou seja, se alimentam inadequadamente e prejudicam a saúde.

Para evitar esses problemas e doenças, melhorar a produção da equipe, diminuir o afastamento dos funcionários e manter os colaboradores mais satisfeitos, a empresa deve incentivar a alimentação saudável e oferecer alimentos leves a eles, como frutas e snacks.

Como colocar em prática?

Incentivar a equipe a comer pequenos lanches saudáveis entre as refeições ao longo do dia, para não deixar a fome chegar de maneira forte e para garantir uma nutrição adequada é a melhor maneira. Dentre os alimentos indicados estão as frutas, gelatina diet, barras de cereais, iogurte desnatado, frutas secas e desidratadas, bebida de soja e bastante água.

Hoje já existem alguns serviços de alimentação saudável com excelente custo benefício, que podem ajudar a proporcionar um alimento fresco e saboroso para a equipe. As frutas chegam fresquinhas e higienizadas, prontas para serem consumidas juntas com snacks saudáveis, que também são ótimas opções de lanche.

Tendo acesso a esse tipo de serviço, o funcionário não precisará se preocupar, pois ele saberá que diariamente, ou semanalmente, terá frutas selecionadas, higienizadas e embaladas à disposição. Oferecer frutas como benefício de qualidade de vida é uma ação eficaz, prática e com custo acessível para empresas dos mais diferentes tamanhos.

Já pensou em fazer isso pela sua equipe? Como faz para incentivar hábitos alimentares saudáveis aos seus colaboradores?

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Rua Aurélia, 1901 - Vila Romana / São Paulo - Fone: 11 2925 8350