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Como incluir frutas na alimentação dos seus filhos?

22/07/15

As frutas são alimentos indispensáveis na rotina de pessoas saudáveis. Como são ricas em vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde do organismo, muitos nutricionistas e médicos consideram o consumo diário desses alimentos como prática indispensável para a boa qualidade de vida. Essa orientação não deve ser diferente para as crianças. As frutas devem fazer parte da rotina alimentar infantil pelos mesmos motivos e por isso é tão importante criar nos seus filhos o hábito de consumir esses alimentos desde pequenos.

Se você enfrenta dificuldades para introduzir porções de frutas na rotina de suas crianças, que tal conferir algumas dicas sobre como acrescentar esses alimentos no dia a dia dos seus filhos?

Permita que a criança explore as frutas disponíveis em casa

A melhor maneira para uma criança conhecer e se adaptar a novos sabores oferecidos é permitindo que ela tenha contato com o alimento que está prestes a consumir. Por isso, para que suas crianças se sintam confortáveis e curiosas para saborear uma fruta, permita que elas explorem, conhecendo a textura de sua casca com as mãos, seu cheiro e as principais características desse novo alimento que vai fazer parte da sua rotina.

Crie o hábito de fazer sucos naturais

Uma ótima maneira de ajudar seus filhos a se adaptar ao sabor das frutas que farão parte de sua rotina alimentar é criar o hábito de oferecer a elas, diariamente, sucos naturais preparados com diferentes alimentos disponíveis na sua casa. Os sucos naturais de frutas devem ser preparados na hora do consumo de não devem ter açúcar adicionado na sua elaboração, já que é preciso que a criança perceba o sabor natural do alimento naquela bebida.

Comece sempre com sucos de frutas mais doces, como o abacaxi, a laranja e a goiaba, para depois migrar para sucos mais tradicionais, como o maracujá e o limão.

Adicione frutas a iogurtes e outros pratos

Outra maneira de ajudar seus filhos a se adaptar ao consumo de frutas diariamente é introduzir pedacinhos delas em outros produtos que eles já gostam de comer, como os iogurtes naturais, as vitaminas de leite e até o prato de cereais matinais. Quanto mais contato a criança tiver com a textura e o sabor da fruta, mais ela vai se adaptar ao consumo desses produtos no seu dia a dia.

Dê o exemplo e consuma frutas na sua rotina

Não adianta exigir que seu filho consuma frutas diariamente se você mesmo não tem o hábito de introduzir esses alimentos na sua rotina. As crianças têm seus pais como os maiores exemplos de hábitos que consideram corretos e saudáveis e, por esse motivo, tendem a copiar absolutamente tudo que os adultos fazem.

Para evitar que seu filho se negue a consumir frutas regularmente, crie o hábito de introduzir esses alimentos na sua rotina, especialmente em momentos que você está realizando alguma refeição com a criança, para que ela possa ver que você também come.

Sirva as frutas de maneiras divertidas

A criatividade também conta na hora de servir frutas para suas crianças. Ao invés de oferecer maçãs, bananas e morangos inteiros e sem trabalhar na apresentação do prato, que tal utilizar esses ingredientes para fazer desenhos, bonequinhos e outras imagens divertidas que vão despertar a curiosidade do seu filho?

Consulte algumas montagens de pratos criativos na internet e reproduza essa prática no seu dia a dia – temos certeza que seus filhos irão adorar e você não vai se arrepender. 

Você acredita que, com a ajuda dessas dicas, seus filhos vão aprender a consumir frutas diariamente? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

 

 

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