soluções saudáveis para o seu dia-a-dia.

Como a sustentabilidade pode aumentar o lucro

04/10/12

Sustentabilidade não é mais um assunto que poucas pessoas tem conhecimento atualmente, principalmente em função do apelo vindo de diversas frentes dos meios de comunicação, que chama a atenção para a necessidade de cuidar do meio ambiente. Pesquisas afirmam que grande parte dos consumidores prefeririam e até aceitariam pagar mais caro por produtos sustentáveis, porém alguns fatores não colaboram para que essa prática se concretize: muitas vezes  o fabricante não comunica corretamente sua responsabilidade socioambiental e o consumidor não consegue identificar todas as práticas sustentáveis envolvidas no processo, a venda de produtos com qualidade duvidosa e falta de auxílio na hora da compra também são outros fatores.

De acordo com uma pesquisa da Penn, Schoen & Berland Associates (PSB) de 2010, 95% dos brasileiros julgam ser importante adquirir produtos de empresas que mantém uma postura sustentável. Práticas como custos operacionais reduzidos, baixo impacto no meio ambiente e a produção de produtos saudáveis são essenciais para mostrar comprometimento com a sustentabilidade, mas o que ocorre na verdade é que as empresas não estão conseguindo fazer o consumidor enxergar essas medidas. É preciso fazer com que o departamento de comunicação utilize essas informações nos materiais institucionais da empresa e principalmente nas embalagens dos produtos.  O departamento de Recursos Humanos também pode ajudar incentivando os funcionários a contratar apenas fornecedores que usam produtos e materiais com selos de certificação, como o CONPET (promove o antidesperdício de recursos naturais não renováveis) e o FSC (certifica a fabricação de papel proveniente de reflorestamento).

O consumidor também precisa ficar atento aos produtos que são apresentados como sustentáveis, mas que na verdade podem fazer mal à saúde, ou são produtos importados sem comprovação de responsabilidade socioambiental. Ao contrário do que é feito, é preciso checar no site da empresa se realmente os programas de sustentabilidade são consistentes e ocorrem de fato.

 

Fonte: RH Central

Maná Frutas – Saúde para a empresa

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Rua Aurélia, 1901 - Vila Romana / São Paulo - Fone: 11 2925 8350